A carregar...
Imprimir Imprimir

Como falar com os amigos e familiares

A existência de uma rede de amigos e familiares que o ajudem a recuperar da depressão é fundamental.
Começar uma conversa nem sempre é fácil, daí que incluimos algumas dicas que podem ser úteis para si:

1 -

Comece por partilhar os seus sentimentos. Falar sobre os sintomas que tem sentido nos últimos tempos, bem como os seus sentimentos poderá ajudá-lo a sentir-se melhor.

Existem outras formas de iniciar esta conversa, por exemplo:

“Recentemente consultei o médico para explicar-lhe o que tenho sentido ultimamente...”

“O médico disse-me que estou deprimido e, portanto, neste momento a minha saúde é a minha prioridade...”

“O meu médico disse-me que eu tenho uma depressão. Iniciei um tratamento para me ajudar a sentir melhor, mas gostaria também de ter a tua ajuda...”


2 - Explique a doença. Partilhe com os amigos e familiares aquilo que sabe sobre a depressão -que é uma doença real com muitas causas e que tem tratamento. Quanto mais eles perceberem a doença, mais facilmente e eficazmente poderão ajudá-lo.

3 - Sugira passar tempo com eles. Pense nalgumas atividades, como uma caminhada, uma ida ao cinema ou às compras que pode partilhar com um amigo ou familiar. Deixe que as pessoas que gostam de si sintam que o podem ajudar.

4 - Partilhe as suas necessidades. Não tenha receio de pedir ajuda a um amigo ou familiar para o acompanhar até ao médico. Ao fazê-lo, não só irá encontrar conforto por saber que estão lá para ajudá-lo, mas também mostrar-lhes-á como são importantes para si.


Sondagem

Como teve conhecimento desta página?

ver resultados